quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Características de alunos criativos


Um aspecto comprovado em nossas pesquisas é a tendência dos docentes em privilegiar características de indivíduos criativos que se relacionam mais ao produto que este apresenta. A originalidade (respostas inovadoras), a flexibilidade (riqueza das respostas), fluidez (quantidade de respostas), elaboração (número de detalhes), referem-se ao produto que o sujeito apresenta e nos esclarecem pouco sobre atitudes e comportamentos da pessoa criativa nos momentos de sua atuação.

Em nossas pesquisas, as características de aluno criativo que mais chamam a atenção de docentes de Educação Física estão ligadas ao aspecto motor, na capacidade que o indivíduo possui de utilizar movimentos corporais para expressar uma idéia. Estaria implícito aí o conceito de motricidade. No entanto, o que se percebe nos discursos de alguns docentes é a associação que se faz da capacidade de se “expressar bem corporalmente" com a habilidade física, a qualidade técnica, a estética dos movimentos, o que pode gerar uma idéia errônea de que somente os indivíduos com performance corporal, a exemplo de atletas e bailarinos, seriam criativos.

Parece existir “discordância" em relação ao que se entende por técnicas no esporte e dança e vivência corporal diversificada que um indivíduo adquiriu em sua história de vida, que pode ou não incluir técnicas esportivas. Possuir um bom repertório de movimentos, vivências motoras ou domínio corporal implica experiências anteriores. Segundo Vigotski (1998), a variedade e riqueza de experiências estão em relação direta com a atividade criadora. Isso não significa que estejam relacionadas, necessariamente, às técnicas esportivas.

Algumas características do comportamento de pessoas criativas são consideradas inadequadas ou negativas e acabam por rotulá-las como pessoas difíceis. Estudos citados por Stenberg & Lubart (1997:267) sugerem que a infância de pessoas consideradas criativas são ricas em estímulo intelectual, mas pobres em comodidade emocional.

“A estimulação intelectual e a privação emocional podem produzir um gênio, mas também podem gerar pessoas frustradas e insatisfeitas".

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